sexta-feira, 8 de abril de 2011

Plano Marshall e a OTAN

Em 1948 os Estados Unidos criaram o Plano Marshall, que consistia em fornecer empréstimos para que o Reino Unido, a Alemanha Ocidental, a França e a Itália pudessem recompor suas indústrias. Dessa maneira, poucos anos depois, os países da Europa ocidental, em particular a Alemanha Ocidental, destacavam-se novamente como potências econômicas mundiais.
Esse plano de ajuda teve como objetivo econômico o investimento de capital e tecnologia norte-americanos na Europa, o que aumentou os lucros dos Estados Unidos. Mas teve também claros objetivos políticos, dos quais o mais importante foi conter o avanço socialista no continente europeu e, portanto, fortalecer o capitalismo.
    Do ponto de vista militar, os Estado Unidos impuseram seus interesses com a criação  da Organização do Tratado do Atlântico Norte – (OTAN), em 1949. Essa organização – uma aliança militar firmada com França, Reino Unido, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Islândia, Espanha, Portugal, Noruega, Dinamarca e Canadá – teve e ainda tem como objetivos a defesa das instituições livres e a colaboração na resistência e na defesa mútua em caso de ataque por um país inimigo. Em 1952, Grécia e Turquia aderiram a essa organização militar e, em 1955, foi a vez da Alemanha Ocidental. Embora tenha sido fundada em Washington, a atual sede da OTAN localiza-se em Bruxelas, capital da Bélgica.

Adaptado para estudos


Fonte: Geografia Critica - J. William Vesentini – Vânia Vlach


Obs.: Hoje, a OTAN (Força Militar do Ocidente), reformulada após o fim da Guerra Fria, mostra força contra Muammar Gaddafi na Líbia. Veja o link!


http://noticias.uol.com.br/album/110321libiamilitar_album.jhtm#fotoNav=18

Nenhum comentário:

Postar um comentário