quinta-feira, 21 de abril de 2011

Brasília - 51 anos

Parabéns pelos seus 51 anos!




Vamos fazer a melhor educação do Brasil, vamos mostrar que somos capazes!
Deixe aqui o seu depoimento ou pensamento sobre Brasília
Mostre sua visão e o seu amor pela capital, que muitos tentam manchar!

domingo, 17 de abril de 2011

Dicas de estudos de especialistas em educação

Atenção: é preciso ter bom senso sobre a melhor forma de estudar. Você, com certeza, deverá se adaptar a mais eficiente delas para alcançar seus objetivos.

Prof. Claudinho
 Leia! 

É comum vermos os jovens estudantes tentando fugir de estudar em casa, mas é importante que eles tenham em mente a importância do estudo diário e não só na véspera da prova. O estudo em casa deve ser uma tarefa contínua, porque o conteúdo programático dessa fase da educação é muito extenso e por muitas vezes podem existir dificuldades de aprendizado ou de fixação e memorização. 

Para combater este mal, tantas vezes corriqueiro no dia-a-dia dos adolescentes, é preciso que eles façam a experiência de estudar diariamente por, pelo menos, um mês e verificar se o “sacrifício” compensa ou não. Com empenho vai ser fácil perceber o quanto estudar será fácil, as aulas se tornarão mais interessantes e as provas serão feitas como se fossem exercícios da tarefa de casa. 



Como começar

Primeiramente, coloque como meta o ato de não estudar só na véspera da prova e jamais utilizar o período da madrugada para estudar. Além de não haver concentração suficiente nesta hora, o aluno fica com sono e não presta atenção na aula do dia seguinte. O ideal é criar um programa de estudos que acompanhe as suas aulas no colégio. Por exemplo, se durante a manhã você tem aula de Português, História, Geografia e Ciências então reserve quatro horas do seu dia para revisar o conteúdo dado em sala de aula e resolver exercícios (a única forma de se treinar as disciplinas exatas é resolvendo exercícios). 


Mas, atenção! Quatro horas é um tempo suficiente para se dedicar ao estudo em casa (sem contar o tempo que fica na escola), mas se você precisar ficar um pouco mais de tempo para estudar para uma prova, por exemplo, não se esqueça de jamais ultrapassar cinco horas, sob pena de o seu esforço ser em vão. Afinal, o seu cérebro também precisa descansar e depois de certo tempo entra em sobrecarga e o conteúdo literalmente “se esparrama” da sua cabeça, não fica nada. Portanto, sem exageros! 


O estudo diário ajuda a prevenir os desesperos de véspera de prova, já que estudando só no último dia você vai adquirir dúvidas que não poderão ser sanadas pelo professor. Mas, se você está com o conteúdo em dia e resolver dar uma revisada um pouco antes da prova, cuidado! As informações lidas por você nesse período poderão criar falsas associações e destruir o trabalho de um mês inteiro! Nesse tempo o melhor é relaxar, manter uma respiração calma e esvaziar a mente para que o conteúdo pedido nas questões flua naturalmente. 


E lembre-se que além de estudar é preciso reservar um tempo para o lazer e para praticar exercícios, que ajuda a eliminar a tensão do cotidiano e prepara o corpo para aguentar mais uma maratona de estudo.

Por Marla Rodrigues

Equipe Brasil Escola

Segue conteúdo de prova na postagem anterior!

Conteúdo de Prova

Unidade 1

·    Conceitos-chaves da Geografia:
 Estado, Território, Estado–Nação, País e Povo;
Exemplos de povos sem reconhecimento internacional;
·    As grandes guerras e a Guerra Fria;
·    O imperialismo europeu – motivos e conseqüências;
·    A Primeira Guerra Mundial;
·    O Tratado de Versalhes
·    O expansionismo territorial alemão;
·    A Segunda Guerra Mundial;
·    A Guerra Fria – início e conseqüência;
·    A bipolaridade mundial;
·    Corrida armamentista e espacial;
·    OTAN, Pacto de Varsóvia, Plano Marshall e COMECON;
·    As duas ideologias – Capitalismo e Socialismo;
·    O Muro de Berlim – construção e derrubada;
·    Mikhail Gorbatchev – suas ações que provocaram o fim da URSS;

Unidade 2

·    Globalização e o seu significado;
·    As organizações mundiais;
·    Globalização e seus efeitos;
·    Os fluxos globais;
·    Globalização e o desemprego;
·    O papel das transnacionais;
·    A cultura do consumo;
·    Globalização e o meio ambiente;
·    A questão da água;
·    As queimadas;
·    Modelo econômico versus meio ambiente etc.

Mais!

Anotações no caderno;
Exercícios livro-texto;
Ficha de revisão;
Postagens do Blog;
Explicações em sala.